Computação

Informações:


Dentre as muitas demandas existentes, está a necessidade da formação de profissionais para: (1) o ensino e orientação do uso dos recursos tecnológicos educacionais, tais como o planejamento e/ou desenvolvimento de atividades e ferramentas, utilização das diferentes mídias existentes e a organização e manutenção dos recursos disponíveis e (2) a crescente necessidade na indústria e comércio de profissionais da Tecnologia da Informação. Desta forma, buscando atender tais demandas, o Curso de Computação, Licenciatura foi originalmente idealizado em Nova Andradina, iniciando a sua primeira turma a partir de 2010.
De forma mais ampla, este Curso forma profissionais com base abrangente do conhecimento científico e tecnológico, das tecnologias da informação e dos conhecimentos fundamentais da computação, visando a geração de inovações no processo de formação de professores para a educação básica: ensinos fundamental, médio e profissional. O egresso atua, principalmente, no ensino da Computação, no desenvolvimento de recursos tecnológicos para a educação e na pesquisa da Computação como um instrumento educacional. O egresso também pode atuar na indústria e comércio como um profissional da Tecnologia da Informação.
De acordo com o Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação (SBC, 2002), a formação profissional docente, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do educando, terá como fundamentos a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; e o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades (LDB, art.61, parágrafo único, II e III).
Ainda, de acordo com Curriculo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação (SBC, 2002), a concepção do Curso de formação docente em Computação abrange o enfoque de formação especializada e multidisciplinar. Ambos os campos de atuação do licenciado podem ter a Computação como corpo de conhecimentos multidisciplinar e/ou especializado.
O Projeto Pedagógico (PP) 2010 do Curso de Computação, Licenciatura da UEMS de Nova Andradina foi reformulado em 2014 visando atender as indicações da Comissão de Avaliação In Loco, conforme o Parecer CEE/MS nº 025/2013. Os PPs 2010 e 2014 foram elaborados em consonância com o que preconiza as legislações vigentes do Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação (SBC, 2002) edas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação (MEC/CNE, 2012). Desta forma, o PP 2010 foi (re)construído para garantir as articulações do Parecer citado e também para impulsionar melhorias que estão sendo constantemente realizadas.
Em outubro de 2015 foi realizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) uma nova Avaliação de Curso para Renovação de Reconhecimento. O Curso de Computação, Licenciatura da UEMS de Nova Andradina foi avaliado com nota 4 (Conceito Final de Curso), numa escala de 1 a 5.

 

Áreas de Atuação

O perfil do egresso licenciado em Computação está baseado no documento oficial da Sociedade Brasileira da Computação – SBC -, chamado “Currículo de Referência para Cursos de Licenciatura em Computação”, homologada em assembléia da  SBC em julho de 2002 (CRL-LC/2002), e adaptado para questões sociais, culturais e econômicas do Estado e da Região de Nova Andradina.

Desta forma, o curso de Computação, Licenciatura proposto tem por objetivo a formação de professores da área da Computação, capazes de tratar os conteúdos da ciência da computação, necessários e significativos para a educação báscia: ensinos Fundamental, Médio e Técnico, e também para atuarem em empresas de consultoria e assessoria em informática, empresas de desenvolvimento de software educacional, empresas que utilizam a tecnologia de informática para capacitação de funcionários. Esse profissional deverá ser capaz de:

  • Contribuir para a geração de inovações nos processos de ensino e aprendizagem de maneira a atender as demandas de formação de educadores comprometidos com a transformação social e com o futuro.
  • Desenvolver autonomia intelectual para que possam se relacionar ativamente com o mundo do conhecimento e com os demais atores que integram o contexto educacional;
  • Trabalhar em prol da inclusão social e digital, garantindo comunicabilidade e acessibilidade dos alunos independente de sua origem social, cultural, econômica e étnica, de suas características e necessidades educativas;
  • Compreender a equidade e a qualidade na educação como fenômeno social;
  • Escolher, avaliar, administrar softwares e sistemas para uso educacional considerando as necessidades dos alunos e a etapa do ensino no qual estão inseridos,
  • Elaborar produtos educacionais, e projetos pedagógicos de informática condizentes com o contexto e necessidades atuais do país;
  • Estabelecer parcerias com a comunidade em prol da qualidade na educação e do desenvolvimento local.

 

Identificação do Curso (a partir do Projeto Pedagógico 2014):

Curso: Computação, Licenciatura.

Título Conferido: Licenciado em Computação.

Turno: noturno.

Duração: 04 (quatro) anos.

Integralização Curricular: Prazo mínimo para integralização: 04 (quatro) anos.

                                                Prazo máximo para integralização: 07 (sete) anos.

Vagas: 40 vagas.

Local da Oferta: Unidade Universitária de Nova Andradina.

Carga Horária – CNE/CP n° 02/2002: mínimo de 2800 horas.

Carga Horária Total do Curso: 3572 horas aulas de 50 minutos e 2976 horas aulas de 60 minutos.

Modalidade de Oferta: Seriado e Anual.

Forma de Ingresso: Processo seletivo conforme as normas vigentes da UEMS.